Notícias

Euforia do Fed pode impactar varejo de criptomoedas, aponta análise

As criptomoedas estão em alta, recuperando impressionantes US$ 4 trilhões, com o Bitcoin valendo US$ 115,5 mil nesta manhã de terça-feira, 16. Uma análise da Santiment, feita no X, destacou um clima de euforia entre os pequenos investidores, conhecidos como as “sardinhas”.

Esses investidores estão atentos a um possível corte na taxa básica de juros que o Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos pode anunciar na próxima quarta-feira, 17. O encontro do Comitê Federal de Mercado Aberto, que começa hoje, ocorre em um momento em que o presidente Donald Trump pressionou pela redução das taxas, o que poderia impulsionar ainda mais o preço do Bitcoin.

A Santiment notou que, com a expectativa de uma redução de 25 pontos-base nas taxas, o sentimento nas redes sociais está bem otimista. De acordo com os dados, 64% dos comentários são positivos, representando a maior taxa de otimismo desde 10 de julho.

Contudo, essa euforia não garante uma valorização imediata, já que a Santiment alertou que, muitas vezes, os mercados se movimentam na direção oposta às expectativas dos investidores comuns. Isso não quer dizer que o Bitcoin e outras altcoins devem necessariamente sofrer uma correção apenas porque a maioria está otimista.

O alerta é para que as expectativas sejam moderadas, especialmente se os cortes de juros forem confirmados amanhã. Caso algo inesperado aconteça, como a manutenção das taxas, pode haver um movimento de correção que pegaria muitos investidores de surpresa.

Ali Martinez também compartilhou suas observações no X, analisando possíveis metas para criptomoedas como LINK, ETH, XRP, SEI e SPX. Segundo o especialista, ele utiliza métricas como o Indicador Sequencial Tom DeMark (TD), que avalia o comportamento de preços com base em velas anteriores, e o MVRV (Market Value to Realized Value), que ajuda a determinar se um ativo está subvalorizado ou sobrevalorizado.

Esses conceitos são importantes para quem está explorando o universo das criptomoedas e buscando entender melhor o cenário atual. Lembre-se de que, antes de investir, é fundamental se informar bem e analisar as opções com calma.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo